19.10.12

Projeção do filme: "Como estrela na terra" - 27.09.12


 No encontro do dia 27.09.12, os cursistas assistiram ao filme: Como Estrelas na Terra – Toda criança é especial (no Brasil) e Every Child is Special (nos EUA) – Na Ìndia – Taare Par Zaamen - Filme de Aamir Khan. 


Após assistir ao filme, os cursistas foram convidados a refletirem e comentarem (inclusive por escrito):

1.      Como era o papel da família de Ishaan antes e depois do professor Ram Shankar Nikumb descobrir que Ishaan tinha dislexia? Por que os pais agiam assim?

 2.      O que fez com que o professor entendesse que Ishaan tinha dislexia? Como ele chegou a esse diagnóstico?

3.      Qual foi o papel de cada professor que passou pela vida de Ishaan antes de Ram?

4.      Por que o professor Ram teve papel fundamental na transformação da vida de Ishaan?

5.      Cada indivíduo aprende de forma diferente porque cada pessoa é única e cada um é “Como uma estrela na terra”, só precisa  do seu espaço para brilhar. Em que parte do enredo do filme você considera que esse fato fica mais latente?
 
6.      Podemos dizer que o professor Ram teve uma postura construtivista com Ishaan? Por quê?

7.      “Nessa corrida desesperada, alimentam cavalos de corrida, não crianças”. Em que momento do filme Ram utiliza essa fala? O que ele queria dizer com isso?

8.      É importante deixar claro que não é o diagnóstico de dislexia que desperta Ishaan, mas a grande oportunidade do garoto surge da compreensão, identificação e ajuda que lhe oferece o educador. Você já passou por uma situação parecida na sua prática em sala de aula? Conte como você chegou ao diagnóstico.

9.      Qual a lição maior que você, enquanto professor (a) ou mãe e pai, tira desse filme?


Um comentário: