Após assistir ao
filme, os cursistas foram convidados a refletirem e comentarem (inclusive por escrito):
1.
Como
era o papel da família de Ishaan antes e depois do professor Ram Shankar Nikumb descobrir que Ishaan tinha
dislexia? Por que os pais agiam assim?
2.
O que
fez com que o professor entendesse que Ishaan tinha dislexia? Como ele chegou a
esse diagnóstico?
3.
Qual
foi o papel de cada professor que passou pela vida de Ishaan antes de Ram?
4.
Por
que o professor Ram teve papel fundamental na transformação da vida de Ishaan?
5.
Cada
indivíduo aprende de forma diferente porque cada
pessoa é única e cada um é “Como uma estrela na terra”, só precisa do seu
espaço para brilhar. Em que parte do enredo do filme você considera que
esse fato fica mais latente?
6.
Podemos
dizer que o professor Ram teve uma postura construtivista com Ishaan? Por quê?
7.
“Nessa corrida desesperada, alimentam cavalos de corrida, não
crianças”. Em que momento do filme Ram utiliza essa fala? O que ele queria
dizer com isso?
8.
É importante deixar claro que não é o diagnóstico de dislexia
que desperta Ishaan, mas a grande oportunidade do garoto surge da compreensão,
identificação e ajuda que lhe oferece o educador. Você já passou por uma situação parecida na
sua prática em sala de aula? Conte como você chegou ao diagnóstico.
9.
Qual
a lição maior que você, enquanto professor (a) ou mãe e pai, tira desse filme?
tem como enivar as respostas para o email fabiolasouza28@hotmail.com
ResponderExcluir