PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL
ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM / REVEZAMENTO
Data: 02/10/2012 - Horário: 7h às 11h e das 13h às 17h
Local: CEEJA - Tutoria: Alessandra Franco de Melo
Fascículo 1: Capacidades linguísticas: alfabetização e letramento
Objetivo: Conhecer as principais capacidades a serem desenvolvidas
pelos alunos nos anos iniciais da escolarização.
PAUTA
•
Escolha do
redator do dia;
•
Leitura
compartilhada: “O que é letramento?” – Kate M. Chong;
•
Relembrando a
unidade 1;
•
Distribuição
de sugestões para se trabalhar os eixos necessários à aquisição da escrita;
•
Apresentação e
explicação da unidade 2 (eixo 1) do fascículo 1;
•
Dinâmica: “O
amor de Deus é tão grande!”;
Dinâmica: “O amor de Deus é tão grande”
Amor de Deus é tão grande (abrindo os braços)
Tão grande (abrindo os braços)
Tão grande (abrindo os braços)
Tão grande (abrindo os braços)
Que me cerca em cima (alongando para cima)
Que me cerca embaixo (alongando para baixo)
Amor de Deus é tão grande (abrindo os braços)
Tão grande (abrindo os braços)
Tão grande (abrindo os braços)
Tão grande (abrindo os braços)
Que me cerca na frente (alongando para
frente)
Que me cerca atrás (alongando para traz)
Amor de Deus é tão grande ( abrindo os braços)
Tão grande ( abrindo os braços)
Tão grande ( abrindo os braços)
Tão grande ( abrindo os braços)
Que me cerca de um lado (alongando para o lado)
Que me cerca de outro (alongando para o outro lado)
Texto da Professora Gilda (Pró-Letramento Colorado)
•
Estudo em
grupo da unidade 2 (eixo 2);
•
Intervalo;
•
Vídeo: “Os 31
fonemas da língua portuguesa”;
•
Continuação do
estudo em grupo da unidade 2;
•
Apresentação
dos grupos;
•
Repasses;
•
Avaliação do
encontro.
“Eu
queria uma escola que lhes ensinassem
a usarem bem a nossa língua, a pensarem e a
se expressarem com clareza.”
Carlos Drummond de Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário