19.10.12

5º Encontro - 04.10.12



Data: 04/10/2012 - Horário: 7h às 11h e das 13h às 17h
Local: CEEJA - Tutoria: Alessandra Franco de Melo
Fascículo 1: Capacidades linguísticas: alfabetização e letramento
Objetivo: Conhecer as principais capacidades a serem desenvolvidas pelos alunos nos anos iniciais da escolarização.

PAUTA

         Escolha do redator do dia;

         Leitura compartilhada: “Cabritos, cabritões” – Olalla Gonzáles;
         Relembrando eixo 1 do fascículo 1;
         Divisão dos grupos;
         Estudo em grupo da unidade 2 (eixos  3, 4 e 5);



         Intervalo;
         Dinâmica: “História maluca”;


HISTÓRIA MALUCA

         Para iniciar o professor ditará  uma palavra com cada letra do alfabeto, mas fora de ordem. Dite as palavras, nessa ordem:
   tudo – com – brigou – então –porque – insensível – Aninha – falou – Dimas – mas – já – xará– não – gaguejando – saber – homem – Keila – resolveu – Vera– lamentou – urgentemente – olhou – William – Quirino – zombaram - Yara.
       Peça aos alunos para “criarem” uma história com as palavras, já corrigidas. Deixar os alunos a vontade para a execução da tarefa. Depois a professora mostra como ficou a história.

Gabarito

A – Aninha
B – brigou
C – com
D – Dimas.
E – Então,
F – falou
G – gaguejando:
H – Homem
I – Insensível!
J – Já
K – Keila
L – lamentou,
M – mas
N – não
O – olhou
P – porque
Q – Quirino
R – resolveu
S – saber
T – tudo
U – urgentemente.
V – Vera,
W – William,
X – Xará e
Y – Yara
Z – zombaram de todos!

 
Leia a história e, na sequência, separe os alunos em grupos, para que cada grupo crie uma outra história.  

Texto Professora Gilda (Pró-Letramento Colorado)
 
         Continuação do estudo em grupo
    dos eixos 3, 4 e 5;
         Apresentação dos grupos;
         Repasses;
         Avaliação do fascículo.
          
 “Peço licença para terminar soletrando a canção de rebeldia que existe nos fonemas da alegria: canção de amor que vi crescer nos olhos da criança que aprendeu a ler,
no processo de alfabetizar-letrando...”

( Adaptação do poema  de Thiago de Mello)

Nenhum comentário:

Postar um comentário