Data: 04/10/2012 - Horário: 7h às 11h e das 13h às 17h
Local: CEEJA - Tutoria: Alessandra Franco de Melo
Fascículo 1: Capacidades linguísticas: alfabetização e letramento
Objetivo: Conhecer as principais capacidades a serem desenvolvidas
pelos alunos nos anos iniciais da escolarização.
PAUTA
•
Escolha do
redator do dia;
•
Leitura
compartilhada: “Cabritos, cabritões” – Olalla Gonzáles;
•
Relembrando
eixo 1 do fascículo 1;
•
Divisão dos
grupos;
•
Estudo em
grupo da unidade 2 (eixos 3, 4 e 5);
•
Intervalo;
•
Dinâmica:
“História maluca”;
HISTÓRIA MALUCA
Para iniciar o professor ditará uma palavra com cada letra do alfabeto, mas
fora de ordem. Dite as palavras, nessa ordem:
tudo –
com – brigou – então –porque – insensível – Aninha – falou – Dimas – mas – já –
xará– não – gaguejando – saber – homem – Keila – resolveu – Vera– lamentou –
urgentemente – olhou – William – Quirino – zombaram - Yara.
Peça aos alunos para “criarem” uma história com as palavras, já
corrigidas. Deixar os alunos a vontade para a execução da tarefa. Depois a
professora mostra como ficou a história.
Gabarito
A – Aninha
B – brigou
C – com
D – Dimas.
E
– Então,
F – falou
G – gaguejando:
H – Homem
I – Insensível!
J – Já
K – Keila
L – lamentou,
M – mas
N – não
O – olhou
P – porque
Q – Quirino
R – resolveu
S – saber
T – tudo
U – urgentemente.
V – Vera,
W – William,
X – Xará e
Y – Yara
Z – zombaram de
todos!
Leia a história e, na sequência, separe os alunos em
grupos, para que cada grupo crie uma outra história.
Texto Professora Gilda (Pró-Letramento Colorado)
•
Continuação do
estudo em grupo
dos eixos 3,
4 e 5;
•
Apresentação
dos grupos;
•
Repasses;
•
Avaliação do
fascículo.
•
“Peço licença para terminar soletrando a
canção de rebeldia que existe nos fonemas da alegria: canção de amor que vi
crescer nos olhos da criança que aprendeu a ler,
no
processo de alfabetizar-letrando...”
(
Adaptação do poema de Thiago de Mello)
Nenhum comentário:
Postar um comentário