MEC – UFPA - SEDUC
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Data: 06/11/2012
- Horário: 7h
às 11h e das 13h às 17h
Local: CEEJA
Tutoria: Alessandra Franco de Melo
Fascículo 8:
Fascículo Complementar.
Objetivos: . Identificar a
leitura como processo em que, mediados pelo professor, os alunos atuam como
sujeitos que produzem significados e sentidos.
·
Reconhecer a importância de uma prática textual que dê condições ao aluno de
adequar o seu discurso aos diferentes contextos interlocutivos e de assumir-se,
verdadeiramente, como autor dos textos que produz.
PAUTA
•
Escolha da
redatora do dia;
•
Leitura
compartilhada: “A coisa” – Ruth Rocha;
•
Dinâmica:
“Um coração belo”;
- Projete a mensagem em ppt: "Um belo coração" (autor desconhecido);
- Distribua envelopinhos com um coração de color set e uma mensagensinha dentro;
- Peça para abrirem o envelope;
- Pergunte: "O que tem dentro dele?";
- Fale: "Esse é o seu coração";
- Sugira: "Que tal dar um pedacinho do seu coração a quem você gosta muito? Assim deixaremos um pedacinho de nós e levaremos um pouquinho do outro para sempre".
- Projete a mensagem em ppt: "Um belo coração" (autor desconhecido);
- Distribua envelopinhos com um coração de color set e uma mensagensinha dentro;
- Peça para abrirem o envelope;
- Pergunte: "O que tem dentro dele?";
- Fale: "Esse é o seu coração";
- Sugira: "Que tal dar um pedacinho do seu coração a quem você gosta muito? Assim deixaremos um pedacinho de nós e levaremos um pouquinho do outro para sempre".
•
Repasses;
•
Avaliação final:
AVALIAÇÃO
– ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
Escola________________________________
Cursista
______________________________
1.
O que mudou em sua prática pedagógica,
depois do Pró-Letramento-Revezamento?
2. Quais foram os Fascículos que mais chamaram a sua
atenção?
3.
Momentos marcantes dos encontros.
4.
A tutora atendeu as suas expectativas?
Justifique.
5.
Vai deixar saudades. . .
(Avaliação elaborada pelo tutora Joelma de Ji-Paraná)
“Escrever
é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o
último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é
também abençoar uma vida que não foi abençoada”.
Clarice
Lispector
A professora Maria de Jesus (turma 1) propôs a Dinâmica
"Emaranhado" em que foi discutido o tema: "Para você, qual o maior problema da educação?"
Discutimos os problemas (lançando o barbante a uma colega) e as possíveis soluções (recolhendo o barbante).
Nenhum comentário:
Postar um comentário