7.12.12

21º Encontro - 06.12.12



MEC – UFPA - SEDUC
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Data: 06/11/2012 - Horário: 7h às 11h e das 13h às 17h
Local: CEEJA
Tutoria: Alessandra Franco de Melo
Fascículo 8: Fascículo Complementar.
Objetivos: . Identificar a leitura como processo em que, mediados pelo professor, os alunos atuam como sujeitos que produzem significados e sentidos.
                   · Reconhecer a importância de uma prática textual que dê condições ao aluno de adequar o seu discurso aos diferentes contextos interlocutivos e de assumir-se, verdadeiramente, como autor dos textos que produz.

PAUTA

      Escolha da redatora do dia;


      Leitura compartilhada: “A coisa” – Ruth Rocha;  
      Dinâmica: “Um coração belo”;
         - Projete a mensagem em ppt: "Um belo coração" (autor desconhecido);
         - Distribua envelopinhos com um coração de color set e uma mensagensinha dentro;
         - Peça para abrirem o envelope; 
         - Pergunte: "O que tem dentro dele?";
         - Fale: "Esse é o seu coração";
         - Sugira: "Que tal dar um pedacinho do seu coração a quem você gosta muito? Assim deixaremos um pedacinho de nós e levaremos um pouquinho do outro para sempre".
 








  
      Repasses;
      Avaliação final:

AVALIAÇÃO – ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
Escola________________________________
Cursista ______________________________

 1.     O que mudou em sua prática pedagógica, depois do Pró-Letramento-Revezamento?
 2. Quais foram os Fascículos que mais chamaram a sua atenção?
3.  Momentos marcantes dos encontros. 
4.   A tutora atendeu as suas expectativas? Justifique.
     5. Vai deixar saudades. . . 
(Avaliação elaborada pelo tutora Joelma de Ji-Paraná)


    Intervalo especial.
  
“Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada”.
Clarice Lispector

A professora Maria  de Jesus (turma 1) propôs a Dinâmica
 "Emaranhado" em que foi discutido o tema: "Para você, qual o maior problema da educação?"
Discutimos os problemas (lançando o barbante a uma colega) e as possíveis soluções (recolhendo o barbante).


Nenhum comentário:

Postar um comentário