7.11.12

13º Encontro - 06.11.12



MEC- UFPA-SEDUC
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Data: O6/11/2012 - Horário: 7h às 11h e das 13h às 17h
Local: CEEJA
Tutoria: Alessandra Franco de Melo
Fascículo 3: Organização do tempo pedagógico e o planejamento escolar.
Objetivo: • Apresentar o planejamento como documento que traduz a concepção dos professores a respeito de como ocorre o processo de ensino e de aprendizagem.
    • Possibilitar a compreensão do planejamento como um instrumento útil para orientar a prática pedagógica.

PAUTA

        Escolha do redator do dia;


        Leitura compartilhada: “O grande rabanete” – Tatiana Belinky;
        Leitura reflexiva da unidade III -  pág. 22 à 3O; 

        Intervalo;
        Dinâmica: “Sorriso milionário”;





Grupo é... grupo.

A cada encontro: imprevisível.
A cada interrupção da rotina: algo inusitado.
A cada elemento novo: surpresas.
A cada elemento já parecidamente conhecido: aspectos desconhecidos.
A cada encontro: um novo desafio, mesmo que supostamente já vivido.
A cada tempo: novo parto novo, compromisso fazendo história.
A cada conflito: rompimento do estabelecido para a construção da mudança.
A cada emoção: faceta insuspeitável.
A cada encontro: descobrimento de terras ainda não desbravadas.
                                 Grupo é grupo.                                
  
Madalena Freire

        Leitura e análise do texto: “Organização da rotina diária em sala de aula”;



        Repasses;
        Avaliação do encontro.


Visitante do dia:
 Amanda (filha da cursista Renata) 
Uma florzinha! 

“O planejamento é um instrumento indispensável para a ação pedagógica,já que, de outro modo, seria impossível orientar o processo até os propósitos perseguidos – e uma proposta educativa deixa de sê-lo se não tratar de tornar realidade certas finalidades previamente planejadas.”
Delia Lerner e Alicia Palácios

Nenhum comentário:

Postar um comentário