MEC- UFPA-SEDUC
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Data:
O6/11/2012 - Horário: 7h às 11h e das 13h às 17h
Local: CEEJA
Tutoria: Alessandra Franco de Melo
Fascículo 3: Organização do tempo pedagógico e o
planejamento escolar.
Objetivo: • Apresentar o
planejamento como documento que traduz a concepção dos professores a respeito
de como ocorre o processo de ensino e de aprendizagem.
• Possibilitar a compreensão do planejamento como um instrumento útil
para orientar a prática pedagógica.
PAUTA
•
Escolha do
redator do dia;
•
Leitura
compartilhada: “O grande rabanete” – Tatiana Belinky;
•
Intervalo;
•
Dinâmica:
“Sorriso milionário”;
Grupo é... grupo.
A cada encontro:
imprevisível.
A cada interrupção da rotina:
algo inusitado.
A cada elemento novo:
surpresas.
A cada elemento já
parecidamente conhecido: aspectos desconhecidos.
A cada encontro: um novo
desafio, mesmo que supostamente já vivido.
A cada tempo: novo parto
novo, compromisso fazendo história.
A cada conflito: rompimento
do estabelecido para a construção da mudança.
A cada emoção: faceta
insuspeitável.
A cada encontro:
descobrimento de terras ainda não desbravadas.
Grupo é grupo.
Madalena Freire
•
Repasses;
•
Avaliação do
encontro.
Visitante do dia:
Amanda (filha da cursista Renata)
Uma florzinha!
“O planejamento é um
instrumento indispensável para a ação pedagógica,já que, de outro modo, seria
impossível orientar o processo até os propósitos perseguidos – e uma proposta
educativa deixa de sê-lo se não tratar de tornar realidade certas finalidades
previamente planejadas.”
Delia Lerner e Alicia Palácios
Nenhum comentário:
Postar um comentário