MEC - UFPA - SEDUC
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Data: 05/06/2012
- Horário: 7h
às 11h e das 13h às 17h
Local: Auditório da Representação de Ensino
Tutoria: Alessandra Franco de Melo
Fascículo 8:
Fascículo Complementar.
Objetivos: . Identificar a
leitura como processo em que, mediados pelo professor, os alunos atuam como
sujeitos que produzem significados e sentidos.
·
Reconhecer a importância de uma prática textual que dê condições ao aluno de
adequar o seu discurso aos diferentes contextos interlocutivos e de assumir-se,
verdadeiramente, como autor dos textos que produz.
PAUTA
•
Escolha da
redatora do dia;
•
Leitura
compartilhada: “A coisa” – Ruth Rocha;
•
Avaliação do
fascículo 7 na Plataforma UFPA;
•
Atividade em
grupo referente às unidades II e III:
–
Leitura
reflexiva;
–
Construção de
resumo em tarjas;
•
Intervalo;
•
Continuação
da atividade em grupo:
–
Apresentação
dos grupos;
•
Leitura
protocolada dos “erros” mais comuns no processo de alfabetização e suas
possíveis causas – unidade III;
•
Repasses;
•
Avaliação do
encontro.
“Escrever
é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o
último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é
também abençoar uma vida que não foi abençoada”.
Clarice
Lispector
queria saber o autor do texto " amendoim terapêutico.parabéns pelo sucesso
ResponderExcluir