25.11.11

Visita de Acompanhamento Pedagógico à Escola Senador Ronaldo Aragão

Nesta quarta, dia 24/11, fiz a primeira visita de Acompanhamento Pedagógico do Pró-Letramento. Visitei a E.E.E.F. Senador Ronaldo Aragão no período matutino. As turmas visitadas foram as das professoras Lucimar 1º ano “A” e Ediele 3º ano “A”. Foi muito bom ter esse contato com as cursistas em sala e seus alunos que me receberam com muito carinho e expectativa, uma vez que as professoras já haviam comentado sobre o Pró-Letramento e a minha visita.


A professora Lucimar desenvolveu um plano de aula cujo objetivo foi desenvolver nos alunos capacidades específicas de "leitura".  Ela iniciou distribuindo crachás aos alunos. Em seguida, fez uma roda de conversa em que os alunos se apresentaram e ela me colocou a par da situação social e nível de escrita deles.
Após isso, ela disponibilizou alguns dos seus documentos pessoais para os alunos terem contato, manuseá-los e lê-los.

 



A professora foi questionando e explicando sobre a importância e função de cada um por um dos documentos.

Em seguida, eles construíram uma Carteira de Identidade com seu autorretrato e digital.
Ao final os alunos foram preenchendo uma ficha com os seus dados pessoais como: idade, endereço, características pessoais, etc.



Após o recreio foi a vez de visitar a sala da professora Ediele. Ela desenvolveu um plano de aula cujo objetivo foi desenvolver nos alunos capacidades de "apropriação do sistema da escrita". Os alunos foram muito receptivos e estavam curiosos com a minha presença.
A professora iniciou a aula apresentando e lendo o texto: “A vaca Rebeca” da Regina Siguemoto.

Em seguida ela distribuiu as atividades aos alunos referentes ao texto explorado. A primeira tarefa foi de pintar as palavras que ela ia ditando. Após isso, refletiram sobre essas palavras: elas rimavam.


  Depois disso ainda fizeram uma atividade de separação e contagem de sílabas e letras de palavras do texto.


Mas foi com as histórias em quadrinhos a partir do texto explorado que realmente fiquei maravilhada. Como os alunos produzem com facilidade quando se trata de texto deste gênero. Ficaram ótimos.


Parabéns à equipe escolar e principalmente às queridas professoras cursistas e seus alunos.


Professora tutora
Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário