26.10.11

2º encontro do Pró-Letramento de Alfabetização e Linguagem

O encontro do Pró-Letramento desta terça, 25/10, foi bastante proveitoso no sentido de que pudemos refletir bastante acerca dos conceitos como: alfabetização, letramento e ensino da língua escrita.
A pauta do dia ficou assim:
·       Escolha da relatora que no período matutino ficou a professora Marizete e no vespertino a professora Ediele.
                
·       Leitura compartilhada com a mensagem “As letras”, falando da importância que as letras têm na nossa vida e o que algumas combinações podem expressar.
·       Cadastro das cursistas (que não estavam presentes no último encontro) na plataforma da UFPA.
·       Explicação da tutora sobre a estrutura, bem como apresentação dos pontos principais do fascículo 1: “Capacidades lingüísticas: alfabetizando e letrando”.

              
       ·       Apresentação, explicação da unidade 1 pela tutora.
·       Estudo individual da unidade 1.

                      
·       Discussão e reflexão coletiva das concepções apresentadas na unidade 1 através do “Jogo dos envelopes”. Os procedimentos foram os seguintes:
o      cada grupo após definir uma representante, ia escolhendo algum envelope, que pela sua cor e posição tinha pontuação diferente (1 a 4 pontos), já que o grau de dificuldade era também diferente;
o      a representante lia a pergunta em voz alta para o seu grupo e também para o grupão;
o      esgotado o tempo de 1’, o grupo devia responder a pergunta, apresentando ao grupão a resposta que considerava mais correta (podendo pesquisar no livro e também nas anotações do seu caderno);
o      o grupão, em contrapartida, deliberava sobre a resposta estar correta ou não, e, principalmente participava dando sua opinião, debatendo, refletindo sobre os temas das questões;
o      ao final, o grupo vencedor seria aquele que somasse a maior pontuação.
E assim aconteceu!!!!!!

                             
                             
                             
·       Apresentação e explicação da unidade 2 pela tutora e estudo pelos grupos, através da divisão, entre eles, dos eixos e capacidades.

   ·       A tutora passou uma tarefa para casa e repassou as últimas informações.
                         
·       As cursistas ainda fizeram a avaliação do encontro no caderno, a fim de registrarem as atividades desenvolvidas, os pontos relevantes, as dificuldades e a superação das tais dificuldades apresentadas no encontro desse dia; uma espécie de preliminar para a avaliação do fascículo 1, que pretendemos realizar no NTE assim que o encerrarmos.

Para o próximo encontro, dia 08/10/11, as cursistas explicarão cada eixo visto na unidade 2, bem como elencarão e apresentarão atividades, jogos e brincadeiras que podem ser trabalhadas em sala de aula a fim de desenvolver as capacidades neles especificadas. É importante salientar que tais atividades serão aplicadas pelas cursistas em suas salas de aula e que algumas serão acompanhadas pela tutora em visita às escolas (acompanhamento pedagógico).

Encerrando, citamos Francis Bacon que sabiamente definiu a importância da leitura, oralidade e escrita para o ser humano.

“A leitura torna o homem completo, a conversação torna-o ágil e o escrever dá-lhe precisão.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário