19.10.12

7º Encontro - 16.10.12



Data: 16/10/2012 - Horário: 7h às 11h e das 13h às 17h
Local: CEEJA
Tutoria: Alessandra Franco de Melo
Fascículo 2: Anexo
Objetivo: . Proporcionar reflexão e troca de conhecimentos sobre “avaliação” por meio de atividade prática;
         
PAUTA

Escolha do redator do dia;

Leitura compartilhada: “Dedo lambuzado” – Jota Neris;
Explicações sobre o “anexo” do fascículo 2;
Atividade prática: “Caso Fábio” (diagnóstico);
Atividade em grupo: Leitura e análise da matriz e as atividades sugeridas;
Intervalo;

Dinâmica das diferenças;

DINÂMICA DAS DIFERENÇAS
Material: folha de papel ofício e giz de cera ou lápis de cor.
Comando:
1 – Desenhe uma cabeça grande
2 – Desenhe um pescoço fino
3 – Desenhe uma barriga grande
4 – Desenhe uma perna comprida e outra curta
5 – Desenhe um pé grande e outro pequeno
6 – Desenhe um pé virado pra direita e outro pra esquerda
6 – Desenhe dedos longos
7 – Desenhe um  braço comprido e outro curto
8 – Desenhe mãos grandes
9 – Desenhe dedos compridos
10 – Desenhe  uma orelha grande e uma orelha pequena
11 – Desenhe um olho grande e um olho pequeno
12 – Desenhe um nariz de batata
13 – Desenhe sobrancelhas grossas
14 – Desenhe uma boca grande com dentes (ou sem dentes)
15 – Desenhe  o cabelo ( do jeito que desejar)
16 – Desenhe um coração
17 – Desenhe o umbigo
Reflexão: Por que fizemos desenhos tão diferentes se os comandos foram os mesmos? Refletir sobre os procedimentos avaliativos e o respeito às diferenças.

Texto da Professora Joelma - Pró-Letramento Ji-Paraná

Atividade prática: Proposta de leitura e escrita a partir do livro literário escolhido (Projeto Trilhas);
Apresentação da atividade;
Repasses;
Avaliação do encontro;

Momento surpresa (Lembrança Dia dos Professores).


 

“Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender”.      Paulo Freire

6º Encontro - 09.10.12




Data: 09/10/2012 - Horário: 7h às 11h e das 13h às 17h
Local: CEEJA
Tutoria: Alessandra Franco de Melo
Fascículo 2: Alfabetização e letramento: questões sobre avaliação
Objetivo: Proporcionar reflexão e troca de conhecimentos sobre “avaliação” por meio de atividade prática;
         
PAUTA

Escolha do redator do dia;


Leitura compartilhada: “Bruxa, Bruxa, venha a minha festa” – Arden Druce e Pat Ludlow; 

Reflexão inicial sobre “Avaliação”;
Leitura do fascículo 2 – pág. 9 a 18;




Dinâmica: “Vamos dar uma mãozinha ao Pró-Letramento?”;


Intervalo;
Leitura reflexiva das pág. 19 a 23;
 Atividade prática: “Mediação ou intervenção do professor”;


Repasses;
Avaliação do encontro.

Visitante do dia:
Matheus (filho da cursista Alexandra)


“Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender”.   
 Paulo Freire

5º Encontro - 04.10.12



Data: 04/10/2012 - Horário: 7h às 11h e das 13h às 17h
Local: CEEJA - Tutoria: Alessandra Franco de Melo
Fascículo 1: Capacidades linguísticas: alfabetização e letramento
Objetivo: Conhecer as principais capacidades a serem desenvolvidas pelos alunos nos anos iniciais da escolarização.

PAUTA

         Escolha do redator do dia;

         Leitura compartilhada: “Cabritos, cabritões” – Olalla Gonzáles;
         Relembrando eixo 1 do fascículo 1;
         Divisão dos grupos;
         Estudo em grupo da unidade 2 (eixos  3, 4 e 5);



         Intervalo;
         Dinâmica: “História maluca”;


HISTÓRIA MALUCA

         Para iniciar o professor ditará  uma palavra com cada letra do alfabeto, mas fora de ordem. Dite as palavras, nessa ordem:
   tudo – com – brigou – então –porque – insensível – Aninha – falou – Dimas – mas – já – xará– não – gaguejando – saber – homem – Keila – resolveu – Vera– lamentou – urgentemente – olhou – William – Quirino – zombaram - Yara.
       Peça aos alunos para “criarem” uma história com as palavras, já corrigidas. Deixar os alunos a vontade para a execução da tarefa. Depois a professora mostra como ficou a história.

Gabarito

A – Aninha
B – brigou
C – com
D – Dimas.
E – Então,
F – falou
G – gaguejando:
H – Homem
I – Insensível!
J – Já
K – Keila
L – lamentou,
M – mas
N – não
O – olhou
P – porque
Q – Quirino
R – resolveu
S – saber
T – tudo
U – urgentemente.
V – Vera,
W – William,
X – Xará e
Y – Yara
Z – zombaram de todos!

 
Leia a história e, na sequência, separe os alunos em grupos, para que cada grupo crie uma outra história.  

Texto Professora Gilda (Pró-Letramento Colorado)
 
         Continuação do estudo em grupo
    dos eixos 3, 4 e 5;
         Apresentação dos grupos;
         Repasses;
         Avaliação do fascículo.
          
 “Peço licença para terminar soletrando a canção de rebeldia que existe nos fonemas da alegria: canção de amor que vi crescer nos olhos da criança que aprendeu a ler,
no processo de alfabetizar-letrando...”

( Adaptação do poema  de Thiago de Mello)